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Eduardo Braga - Oficial
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B i o g r a f i a

Cantor, compositor e violonista carioca, oitavo filho de uma família de músicos amadores, aos 7 anos cantava no coral composto por sua mãe e nove irmãos, com o qual chegou a gravar ao vivo na TV Globo.

Nessa idade iniciou seus estudos pela flauta doce e passou pelo piano, violão e violoncelo. Profissionalizou-se em 1982, tocando e cantando choro, MBP, folk e pop-rock no interior de São Paulo.

A partir de 1985, já de volta ao Rio, atuou como cantor e instrumentista em shows e gravações de Gílson Peranzetta, Mu Chebabi, Carlos Alberto Figueiredo, Roberto Menescal, Marcos Sacramento, Bebeto etc, apresentando-se em espaços como Mistura Fina, Rio Jazz Club, Sérgio Porto, BNDES, Sala Baden Powell e CCBB.

Como ator-cantor, trabalhou com Márcio Vianna e Karen Acioly. Fez parte da primeira formação do grupo Equale, em 1991, atuando como solista e arranjador.

Com Deco Fiori, Equale e outros, gravou inúmeras participações como cantor e instrumentista em programas da Rede Globo como TV Pirata, Casseta&Planeta etc.

Integrou o Vox 4, grupo vocal pop originalmente de orientação jazzística, com o qual lançou CD homônimo em 1995 pela Cucamonga/Sony, recebendo indicação ao Prêmio Sharp na categoria Melhor Grupo de MPB.

Foi integrante do sexteto vocal BR6, selecionado entre os 24 finalistas dos Prêmios Visa 2002 e 2005. Com o grupo, gravou em 2004 o CD “MPB A Cappella”, obtendo vendagem expressiva no Brasil e exterior.

Lançado pela Biscoito Fino, com produção do próprio grupo e do selo RioACapella, o disco teve distribuição também na Europa, Ásia e EUA, onde faturou duas categorias (World Album & Song) do Prêmio CARA’s, o mais prestigioso do gênero.

Trabalhou nos anos 2000 para o estúdio Delart, sob a direção de Felix Ferrá, atuando como dublador de canções em desenhos animados da Dysney e outros, e em filmes como “O Assassinato de Jesse James”.

De 2005 a 2010 gravou dezenas de canções com arranjos em Bossa Nova para a Albatroz, gravadora de Roberto Menescal e Raymundo Bittencourt, com produção de Marcio Menescal, Flavio Mendes, Eli Menezes e outros e direção de Bernardo Bittencourt.

Em 2005, pela Albatroz/Sony, lançou “Pós-Acústico”, seu primeiro CD solo, com tiragem esgotada, onde produziu em parceria com Marcio Menescal (Bossacucanova) releituras do pop-rock internacional e da MPB.

O trabalho, com co-produção do percussionista João Bani (Jorge Vercilo, Simone, Milton, Tom Jobim etc) e apoiado pelo baixo acústico de Alexandre Brasil (Boato, OSB), procura alargar as fronteiras do formato acústico através uma abordagem instrumental mais próxima do jazz.

Para isso contou com o auxílio luxuoso do sax tenor de Segio Galvão (Jorge Vercilo etc), dos violões-solo de Simô (BR6, Maite-Tchu), Roberto Menescal, Claudio Bezz (Marina Lima etc) e do crítico musical Maurício Gouvea, e ainda com a gaita de Marcelo Manes (Mojo Society, BR6).

O segundo CD solo dará continuidade à releitura de clássicos, dessa vez com apoio no arsenal instrumental do Clube do Godofredo, movimento e entourage musical criada a partir dos shows mais recentes de Eduardo no bar Godofredo, no Rio e em BH.

Esse movimento tem base na mais forte referencia e influência musical do artista, o Clube da Esquina mineiro,  e conta com o brilhantismo do seu filho mais velho, o multi-instrumentista Paulo Emmery, de apenas 17 anos. 

Eduardo desenvolve também sólida carreira como Analista de Sistemas em TI.
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com Claudia Telles e Tavito - Espaço Urca, 2005 (foto Marcio Monteiro)
com Zé Rodrix e Tavito, Espaço Urca, 2006
                      

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Godofredo Rio, 2014 (foto Marcio Monteiro)
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Com Paulo Emmery no Godofredo Rio, 2014 (foto Marcio Monteiro)
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Divulgação, 2002 (foto Mabel)
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 Estação Laranjeiras, 1998 (foto Chico Soares)
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com Toninho Horta, Teatro Rival, 2010 (foto Maurício Gouvêa)
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